quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crie seus mapas com a ferramenta Google Maps

O Google Maps é um serviço do Google que oferece mapas e informações sobre empresas e tráfego, incluindo endereços e descrição do melhor trajeto a ser percorrido entre dois lugares (partida à chegada). Você ainda pode criar seus próprios mapas, editando lugares e informações pessoais.Passo a passo: conhecendo o Google Maps
Acesse a página inicial do Google Maps.
Clique na aba "Criar novos mapas"
Adicione um título e uma descrição para seu mapa. Você pode optar por disponibilizar seu mapa para que outras pessoas tenha acesso, clicando em "público" ou não permitir o acesso clicando em "não-listados".
Use os ícones no canto superior direito do mapa. São ferramentas que auxiliam na edição dos seus mapas: Seleção. Use isso para arrastar o mapa e selecione marcadores, linhas e formas. Marcador. Esta ferramenta é para criação de marcadores. Linha. Use isto para criar linhas. Polígono. Utilize esta ferramenta para demarcar uma determinada aérea. Você pode retornar ao seu mapa a qualquer momento. Basta ir para o Google Maps e clique em Meus Mapas. Acesse a sua conta do Google e selecione o mapa da sua lista de mapas.
Encontrar seus mapas Vá para Google Maps. Certifique-se de que você acessou a sua conta observando se seu login aparece no canto superior da tela, próximo ao Menu Inicial do Google.
Clique em "Meus mapas". Uma lista dos seus mapas aparece. Clique no mapa que deseja visualizar.
Para ordenar a lista de mapas, escolher um dos seguintes procedimentos:
Classificar por data
Ordenar por nome
Recentemente visualizadas
Para apagar seu mapa
Clique em "Meus mapas". Uma lista dos seus mapas aparece.
Clique em Excluir ao lado do mapa selecionado. Atenção! Você só pode excluir mapas criados por você.
Adicionando e editando marcadores Para adicionar um marcador ao mapa:
Crie ou abra um mapa.
Clique . O cursor muda para um ícone marcador com um "X" posicionando o lugar selecionado. O "X" indica onde ficará o marcador.
Mover o cursor para o local apropriado. Se você deseja ignorar este marcador, pressione a tecla Esc.
Clique com o mouse no botão para colocar seu marcador. Adicione um título e descrição na janela de informações que se abriu.
Você também pode alterar o ícone para o seu marcador, clicando no ícone no canto superior direito da janela de informações.
Clique em OK para salvar o seu marcador. Para mover ou editar um marcador:
Para mover qualquer marcador no seu mapa, arraste e solte-o para o novo local. Lembre-se que você só pode editar ou mover marcadores em seus mapas.
Para editar um marcador do título ou descrição, clique sobre ele para abrir a de janela informações. Edite o título ea descrição e clique em OK.
Adicionando e editando linhas Para adicionar uma linha ao seu mapa:
Crie ou abra um mapa.
Clique . O cursor aparecerá desta forma:
Mova o cursor para o local selecionado e clique para iniciar a linha.
Clique em cada ponto de sua linha.
Para concluir o desenho de sua linha, clicar duas vezes no último ponto final.
Adicione um título e a descrição.
Você também pode mudar a cor, opacidade e largura de sua linha clicando na ícone com uma linha no canto superior direito da janela de informações.
Clique em OK para salvar sua linha. Para editar uma linha:
Para mover uma linha no mapa, posicione o cursor sobre um dos pontos da linha. Clique e arraste o ponto até o local que deseja movê-lo.
Para apagar um ponto de sua linha, o botão direito do mouse sobre o ponto e selecione "Excluir" no Menu de Opções.
Para acrescentar um ponto à sua linha, você pode selecionar um dos pontos semi-transparentes ou clicar com o botão direito do mouse sobre a linha e selecionar "Adicionar um ponto" no Menu de Opções.
Para editar o título ou descrição de uma linha, clique sobre ele para abrir a janela info. Edite o título e a descrição e clique em OK.
Adicionando e editando formas Para adicionar uma forma ao seu mapa:
Crie ou abra um mapa.
Clique . O cursor aparecerá desta forma:
Mover o cursor para o local apropriado e clique formando a área que deseja selecionar.
Selecionada a região pretendida, finalize a forma do polígono clicando duas vezes no último ponto final ou sobre o ponto de partida. Adicione um título e descrição.
Você também pode alterar a cor e a opacidade do polígono, clicando no canto superior direito da janela de informações.
Clique em OK para salvar a aréa selecionada. Para editar uma forma:
Para mover uma determinada região em seu mapa, clique sobre a mesma para visualizar os pontos de edição. Clique e arraste os pontos para movê-los.
Para apagar um ponto da região selecionada, clique com o botão direito do mouse sobre o ponto e selecione "Excluir" no Menu de opções.
Para acrescentar um ponto ao polígono, você pode clicar sobre um ponto ou utilizar o botão direito do mouse para acessar o Menu de opções e escolher "Adicione um ponto".
Para editar uma forma do título ou descrição, clique sobre a região demarcada para abrir a janela de informações. Edite o título e a descrição e clique em OK.
Salvando os resultados da pesquisa Você pode procurar endereços e empresas e salvar os resultados desta pesquisa no seu mapa. Para utilizar este recurso:
Crie ou abra um mapa.
Buscar a empresa ou o endereço que você deseja adicionar. Os resultados serão exibidos na guia Resultados da pesquisa.
Clique no item que você deseja salvar. Clique em Salvar para Minha Mapas na janela de informações. Isto irá copiar o resultado para o seu mapa como um marcador.
Edite o título ou a descrição, se você quiser.
Clique em OK para salvar o seu marcador.
Adicionando Rich Text ou HTML descrições Por padrão, a descrição dos itens do seu mapa estão em texto simples. No entanto, você pode utilizar rich text ou HTML. Para fazer isto:
Crie ou abra um mapa.
Clique em um marcador, linha ou região que compõe o mapa. A janela de informação aparecerá.
Clique em Editar.
Escolha texto simples, HTML ou Rich Text.
Para editar um texto rico em descrições, selecione o texto e use os seguintes ícones para edição: DICA!
Se você não está acostumado a utilizar o texto em HTML, selecione "Rich Text" para digitar sua descrição e utilize os ícones para edição que trazem as ferramentas básicas dos principais editores de texto ou notas.
Adicionando Fotos Você pode adicionar fotos ao seu mapa que estiverem hospedadas on line. Para utilizar este recurso sigas as seguintes instruções: Por favor, use um serviço como o Google PicasaWeb para colocar suas fotos on-line.
Crie ou abra um mapa.
Clique em um marcador, linha ou região que compõe o mapa. A janela de informação aparecerá.
Clique em Editar.
Escolha Rich Text.
Clique no ícone para foto que aparece acima do campo de descrição (o último, na barra de ferramentas). Digite a URL da foto que você quer adicionar.
Clique em OK para salvar as suas alterações.

Mapas - Configuração de Privacidade: Público e Não-listados Você pode optar por configurar seu mapas como público ou não-listados. Público: são mapas são mapas que você deseja publicar e compartilhar com todos. Nesta opção você seu mapa será incluído nos resultados da pesquisa no Google Maps e Earth. Não-listado: são mapas compartilhados somente com pessoas que você selecionar. Nesta opção, seu mapa não será incluído nos resultados da pesquisa. Você pode alterar esta configuração a qualquer momento. No entanto, lembre-se que todos os mapas têm um público URL. Em geral, recomendamos que se você não quer que seu mapa seja visto, é melhor não criar mapas. Para alterar a sua configuração de privacidade, siga as instruções abaixo:
Clique meus mapas. Uma lista dos seus mapas aparece. Clique no mapa que deseja alterar.
Clique em Editar título / configurações.
Escolha "Público" para fazer este mapa disponível para qualquer pessoa. Escolha "Não- listado" para mantê-lo privado.
Clique em Salvar.

Um comentário:

Lider Log disse...

nao consigo ordenar por nome. como deve ser feito?